Regulamentos

Regulamento da Secção de Atletismo

 

Preâmbulo

O presente regulamento da secção de Atletismo pretende criar algumas regras, que visam facilitar a organização da secção assim como estabelecer princípios de conduta.

Art.º 1º – A Secção de Atletismo

A Secção de Atletismo do Clac-Entroncamento é constituída por uma escola de formação (jovens) que se dedica à prática formativa de atletas nas diversas especialidades técnicas da modalidade e um grupo de competição/lazer (adultos).

Art.º 2º  – Equipa Coordenadora

a) A equipa coordenadora da Secção é composta por Associados Efectivos no pleno gozo dos seus direitos.

b) A equipa coordenadora é constituída por um mínimo de três e um máximo de sete Associados Efectivos, um dos quais é o seccionista elemento de ligação à direcção do Clube. Deste grupo fazem parte os responsáveis técnicos da secção de atletismo.

Art. 3º  – Membros da Secção – Atletas

a) Todos os membros da Secção de Atletismo são sócios do Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento (Clac-Entroncamento).

b) A condição de associado do Clac-Entroncamento implica o preenchimento, na sede do clube, de uma ficha individual, entrega de 2 fotos, fotocópia do Bilhete de Identidade ou cédula pessoal e o pagamento de uma quota mensal.

c) A inscrição na secção de Atletismo implicará o pagamento de uma Quota Sócio Atleta, no valor a definir anualmente por directiva interna do clube.

d) A secção reserva-se no direito de não efectuar qualquer inscrição em provas se não houver pagamento da quota sócio atleta.

e) Todos os sócios do clube, não inscritos na secção de atletismo, poderão participar nas actividades da secção suportando os seus próprios custos em inscrições, transportes e equipamentos.

f) No acto da inscrição dos atletas menores de idade o encarregado de educação tomará conhecimento e assinará um termo de responsabilidade do seu educando.

Art. 4º  – Participação em Eventos

 

1 Os Atletas da secção poderão participar em provas federadas ou populares previamente definidas, no calendário de provas, pelo corpo técnico.

2 – Inscrição na Associação de Atletismo de Santarém:

a) A inscrição na associação das camadas jovens é da responsabilidade do Clac-Entroncamento, nos restantes escalões é facultativo.

b) Para a inscrição na associação é necessário a realização de um exame médico assim como de um seguro de acidentes pessoais (seguro que vigorará durante as provas e treinos).

c) O exame médico assim como o seguro de acidentes pessoais é da responsabilidade de cada atleta.

3 – Inscrição em provas federadas:

a)      No grupo de formação o Clube reserva o direito de impedir que qualquer atleta filiado participar em provas por iniciativa própria.

4 – Inscrição em Provas Populares

a) Todos os interessados em participar em qualquer competição, do calendário de provas, deverão informar até a data limite indicada pela secção.

b) O CLAC, sempre que possível suportará as despesas efectuadas com inscrições e transporte para as competições, desde que as mesmas constem do calendário de provas aprovadas pelo corpo técnico.

c) Por razões orçamentais, para a presente época, em inscrições superiores a 5 euros, o valor restante será comparticipado pelo atleta. Em caso pontuais, e sempre que o orçamento o permita, a equipa coordenadora poderá deliberar em sentido contrário.

d) Em caso de inscrição fora de prazo será o atleta a suportar o acréscimo da inscrição e respectivos encargos.

e) A falta de um atleta a uma competição por motivos não justificados implica o pagamento da inscrição por parte do mesmo.

f) Após o levantamento do chip pelo atleta será da sua inteira responsabilidade a devolução do mesmo à entidade organizadora do evento competitivo.

g) Os interessados em participar em competições que não estejam calendarizadas, deverão informar em tempo útil a secção de modo a assegurar, se  possível a inscrição na prova solicitada, suportando os atletas os custos inerentes à sua participação.

h) Não serão pagas inscrições de provas no estrangeiro que não constem do calendário de provas aprovadas pelo corpo técnico.

 

 

 

 

Art. 5º –  Treinos

1 – Treino das camadas jovens:

a) As camadas jovens da secção dispõem de treinos com apoio técnico às 2ª, 4ª e 6ª em horário e local a definir por directiva interna da secção.

b) Os atletas deverão ser pontuais e assíduos aos treinos.

c) Os atletas deverão ter um comportamento adequado ao treino de forma a evitar eventuais penalizações.

2 – Treino de Adultos (Competição/Lazer):

a) Os atletas dispõem de apoio técnico, quando o solicitarem, ficando à sua responsabilidade o cumprimento do mesmo.

b) Os horários e locais de treino serão definidos anualmente por directiva interna do clube, podendo os atletas sempre que assim o entenderem realizarem os treinos fora desse mesmo horário, assumindo dessa forma toda e qualquer responsabilidade.

Art. 6º – Transportes

1 – O transporte para as provas será objecto de tratamento caso a caso, podendo o mesmo ser efectuado nas carrinhas do Clube, da Câmara Municipal ou por meios próprios dos atletas.

Art. 7º – Equipamentos

1 – Equipamento de treino é da responsabilidade de cada atleta.

2 – Equipamento de competição.

a) O equipamento de competição é composto por fato de treino e camisola que será entregue pelo clube no início da época, ficando o mesmo à responsabilidade do atleta.

b) No grupo de formação o equipamento entregue no início de época deverá ser devolvido no final da mesma.

c) Em caso de transferência ou desistência o equipamento deverá ser devolvido.

Art. 8º – Ranking classificativo

1 – No caso dos adultos será efectuado um ranking classificativo para o apuramento dos melhores atletas do ano.

2 – Nas classes de formação os atletas campeões regionais ou nacionais serão objectos de reconhecimento.

Art.9 º – Casos Omissos ou Extraordinários

1 – Os casos omissos ou extraordinários serão resolvidos pela comissão directiva da secção de Atletismo ou pela Direcção do Clac-Entroncamento