Notícias

Castelo de Bode, recebeu primeiro percurso de 2011!

Grupo de Caminheiros que efectuou o primeiro percurso de 2011

veja aqui fotos de João pImenta

e as fotos de João Prata

Saímos do Entroncamento ás 9.10 direitos á Barragem do Bode, onde iria ser o nosso passeio desta mês.

Chegarmos ao parque de estacionamento mais caminheiros á nossa espera, uns de Leiria, Tomar e Abrantes ao todo 25 almas que não temeram o tempo.

Mais uma vez o S. Pedro esteve risonho o nos proporcionou uma bela manhã.

Começamos por descer umas escadas em direcção ao parque de campismo e passamos por uma pequena cascata que nos atraía com o seu barulho. O piso era inicialmente de alcatrão, tiramos uma foto de família junto ao sopé da Barragem mas depressa entramos na terra. Um estradão em terra deliciou alguns pois era sempre a direito com algumas poças de água mas sem lama.

O rio Zêzere estava magnifico, água límpida e com a força própria desta altura do ano. As nossas conversas iam-se pondo em dia e davam-se as boas vindas a novos caminheiros que não hesitaram em participar. A paisagem parecida a de um vale glaciar em ponto pequeno mas com milhões de anos.

As formações rochosas são também muito peculiares deste leito. O caminho esse, era envolvido em Mimosas e seu cheiro espalhava-se no ar que nos despertava o sentido.
Mais á frente um carreiro técnico que obrigava á prudência e ao arrojo dos menos experientes com descidas e pequenas subidas acentuadas e obstáculos divertidos que nos obrigava a irmos todos em fila indiana.


O reforço alimentar foi junto á foz do Rio do Nabão com o Zêzere , que pecou por não ter umas mesas e uns bancos para ajudar á festa. No regresso pelo mesmo estradão o ritmo era entusiasta a satisfação estava estampada nos rostos de todas. Não podia acabar sem a bela subida até ao alto da Barragem o que alongou o pelotão e mostrou os dotes físicos de alguns que alargaram o passo. Já no topo as belas fotos não faltaram e os sorrisos de muitos de objectivo cumprido.

Assim terminou este agradável passeio que termina também com os possíveis excessos desta quadra.

próxima actividade:

6 de Fevereiro: Visita á Pia do Urso.

Comments are closed.