CLAC

Bandeira CLAC

O Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento – CLAC – foi fundado em 1 de Novembro de 1985, tendo a escritura da sua formação sido elaborada no cartório notarial de Constância, a 8 de Janeiro de 1988 e os seus estatutos publicados no Diário da República de 3 de Novembro de 1988.
Apesar de fundado oficialmente em 1988, a sua actividade despontou muito antes. Tudo começou em Setembro de 1985 com o aparecimento de uma acção de formação em autoconstrução de canoas, promovida pela Câmara Municipal do Entroncamento e pela antiga Direcção Geral dos Desportos – Delegação de Santarém. Durante cerca de 6 semanas vários adeptos da canoagem e das canoas aprenderam a fazer embarcações de recreio em fibra de vidro nas instalações da uma velha empresa, a Sonorte.
O CLAC é hoje um clube com 23 anos, que teve, como poucas associações locais, dois grandes picos de crescimento. O primeiro, que se deu por volta de 1988 com a criação do CLAC, em que existiu uma grande dinâmica em volta da secção de canoagem, com a participação em provas, cursos de construção de embarcações, organização de provas, grande adesão de novos praticantes e renovação da oferta desportiva na cidade e até no distrito. Hoje, por falta de condições logísticas, nomeadamente um estaleiro, a canoagem activa foi suspensa.
Outro grande salto deu-se com o aparecimento da piscina municipal, em 1990, e a criação da primeira escola de natação do concelho. Durante esse período de grande crescimento, liderou a natação distrital em termos de resultados desportivos e de praticantes.
Em 23 anos o clube atingiu os 800 associados e cerca de 730 praticantes. A maior parte dos associados são praticantes do clube. Durante estes anos adquiriu a sede social que ocupa, construiu um ginásio, aumentou o número de actividades desenvolvidas e efectuou o apetrechamento necessário ao trabalho do clube.
Prosseguindo o desenvolvimento de uma politica de desporto para todos, promovemos hoje as seguintes actividades.

Atletismo
Esta modalidade envolve no presente 65 atletas de diversos escalões etários. Com uma escola de formação constituida por cerca de 30 crianças e Jovens e vasto grupo de atletas séniores e veteranos, a secção de atletismo participa regularnemente em provas da Federadas e em várias provas populares.
Na Época 2008/2009 tem a atleta Joana Lopes em percurso de Alta Competição.

Canoagem
Organiza anualmente a Descida dos 3 Castelos. Em 2010 celebrará a 25ª edição. Esta prova que se realiza todos os anos por altura da Páscoa, é dedicada ao Turismo Náutico, é a prova mais antiga do país e com um nível de participação que ultrapassa as duas centenas de canoístas.
Paralelamente realiza-se a “3 Castelos Cup” para o sector federado.

Dança Moderna
Dirigido a crianças que gostam de musica e dança. Cria danças de grupo e coreografias.

Ginástica
Estão em funcionamento várias classes de Fitness, Ginástica de manutenção e de Hidroginástica.
Está também em funcionamento uma classe de Ginástica artística dirigida a crianças entre os 5 e os 12 anos.

Natação
O CLAC possui nesta área um total de 400 nadadores dos quais 350 fazem parte da escola de Natação e 50 das classes de Competição.
Participa com regularidade nas provas oficiais da ANDS e em torneios para que é convidado. Organiza regularmente os torneios ” Cidade do Entroncamento” em Maio e o “Torneio Internacional de Natação do Entroncamento” em Novembro.
Ao longo das diversas épocas os nossos atletas têm vindo a conseguir lugares de pódio, existindo diversos recordes distritais realizados. Desde a época 93/94 até 99/00 o CLAC foi Campeão Distrital de Clubes.
Desde 92/93, que conseguimos participar com um ou mais atletas em quase todos os Campeonatos Nacionais, sendo o primeiro clube do distrito a ter uma atleta medalhada em Campeonato Nacional:
Hoje disputa a IV divisão Nacional em Masculinos e na III divisão em femininos.

Orientação
O clube participa regularmente em provas de Orientação com cerca de 30 atletas de vários escalões etários, alguns campeões regionais e nacionais.. Organiza provas de nível nacional e colabora regularmente com as actividades do Desporto Escolar e Militar.
Apoia e desenvolve a produção de mapas de Orientação de que são prova os mapas de Chamusca, Pinheiro Grande, Tomar, Torres Novas, Rio Maior, Mação, Ourém, Sertã, Alcanena e Parque do Bonito.

Percursos Pedestres
conta com a participação regular de cerca de 30 a 40 Caminheiros. Entre de Outubro a Junho realiza um percurso por mês, sempre no primeiro domingo .

Programa “Reviver”
O CLAC é a entidade promotora deste programa que visa fazer promoção da qualidade de vida nas pessoas adultas e idosas.. Envolve diversas entidades autárquicas e locais. Promove a actividade física, cultural e de animação nesta população.

Ténis
Secção que apareceu com a construção dos campos de ténis. Secção com grande dinamismo desenvolve uma escola de formação e competição dirigida a jovens e veteranos. realiza diversos torneios internos e torneios Federados.Apresenta um torneio escada interno muito participado.