Programa e regulamento

3 castelos

27 anos de canoagem, 27 anos de aventura !
Um grande evento para gente activa

27ª Descida dos 3 Castelos

7 de Abril de 2012.

A Descida dos 3 Castelos, tem sido um marco importante  na história da canoagem nacional. Este acontecimento desportivo é uma actividade dirigida aos turistas náuticos e é um dos eventos de canoagem mais antigos do país. Este ano realiza-se só num dia, e inclui uma caminhada de aproximadamente 4km de Martinchel à Descida dos 3 Castelos no Rio Zêzere.

Criada em 1 de Novembro de 1985, pela Secção de Canoagem do Clube de Campismo do Entroncamento, (entidade que viria a dar origem ao CLAC), nunca deixou de se realizar. Percorre 2 Rios e envolve uma logística de algumas entidades desta zona do Ribatejo. Como sempre, esperamos trazer dezenas de pessoas de todo o país para este dia de convívio, lazer e aventura.

Este ano o percurso será parcialmente diferente. Em primeiro lugar este evento decorrerá só num dia. A concentração será em Tancos junto ao cais, onde estará o secretariado do CLAC. Após verificação das inscrições os participantes irão ser transportados num autocarro até ao início da caminhada de 8 km que os levará ao local onde se encontram as canoas. Seguidamente entrarão no rio Zêzere para fazer o percurso fluvial de Castelo de Bode – Constância (reforço alimentar) – Castelo de Almourol – Tancos onde se realizará o almoço. 

É o grande momento desta clássica da canoagem nacional. È o momento esperado por todos. Navegar nas águas frias mas límpidas do Rio Zêzere, águas estas que a EDP Produção largará especificamente para este evento.

PROGRAMA

Dia 7 de Abril (Sábado):

8.00h – Concentração e abertura do Secretariado em Tancos na zona do cais

8.30h – Transfere em autocarro entre Tancos – Martinchel.

09.00h – Partida dos participantes para a caminhada.

10.30h – Inicio da descida dos Três Castelos. (ligeiro abastecimento)

12.00h – Passagem em Constância. (Zona de abastecimento alimentar)

13.30h –  Passagem em Almourol.

14.30h.- Chegada a Tancos

15.30h – Almoço de encerramento no Restaurante “Almourol”

 

Observações: 

1- O valor da inscrição inclui, seguro de acidentes pessoais, dois abastecimentos, transporte dos participantes. utilização de um lugar na canoa, enquadramento técnico e almoço.

2- AS embarcações estão em perfeitas condições de uso, são modelo, “sit-on-top” de dois lugares acompanhadas dos respectivos coletes e pagaias. Os participantes serão distribuídos pelas canoas no local de partida.

3- Para os participantes que tem embarcações incluindo equipamento náutico próprio e tem intenção de participar deveram informar na inscrição e posteriormente ao secretariado.

4- Os participantes deixam a viatura no parque em Tancos e entregam o material á organização que o transportará para o início da Descida. Assim juntar-se-ão aos outros elementos para a caminhada.

5- Também pode acontecer que o participante tenha viatura com acompanhante e equipamento. Este após informar a organização e não mostrando interesse pela caminhada pode dirigir-se logo para o inicio da Descida. Poderá ir com a carrinha do CLUBE ou com o transporte das canoas.

É imperativo a comunicação com a organização para melhores indicações.

Contactos importantes: João Pimenta – 911161683

                                     José Leote – 966757182

                                     CLAC – 249718761 – 960007711 – 15h/19.30h

Um grande evento para gente activa

SEGURANÇA:

É o canoísta o primeiro responsável pela sua segurança. Por isso deverá evitar atitudes que possam colocar a embarcação e os tripulantes em risco e acatar as ordens dos monitores e elementos da organização. O uso de colete é obrigatório.

Caminhada:

 Levar uma pequena mochila com água e fruta. A roupa confortável assim como o calçado. São 8km sem paragens, até ás canoas. Aí há um pequeno retorço alimentar. Caso tenha um saco com mudança de roupa ou outro, por causa da descida, este é colocado no interior da carrinha do CLAC que levará até ao início da Descida. Não esquecer o telemóvel com o numero da organização.

Descida de Canoa:

No terreno será entregue material para a Descida incluindo os coletes. Todo o seu material pessoal, sacos e mochilas serão entregues na carrinha do CLAC, pois esta irá acompanhar a descida até ao fim, em Tancos. No rio serão acompanhados por monitores que darão apoio técnico. Em Constância será servido um reforço alimentar, fruta, bolachas, sumo, etc. Não esquecer o telemóvel com o número da organização.

O esforço tem que ser doseado, só depois do Castelo de Almourol chegarão a Tancos. Terão ajuda no retirar da canoa dentro da água e apoio de finalistas. Como não haverá banho convêm limparem-se, vestirem-se para se prepararem para o almoço, a 200 metros.

ALMOÇO: no Restaurante “ALMOUROL”

Menu:

Sopa de peixe ou legumes.

Carne assada com batatinhas.

Arroz doce ou Doce regional de Tancos.

Bebidas: vinhos, sumos e água.

Café.

E uma excelente vista sobre o Tejo

Opção para vegetarianos

 

INSCRIÇÕES

Data limite de inscrições : dia 5 de Abril. Todas as inscrições terão que formalizar os pagamentos relativos às inscrições até ao dia 5 Abril, após o qual as inscrições efectuadas, não são consideradas válidas.

Podem inscrever-se todas as pessoas maiores. Se o participante for menor a ficha de inscrição deverá ser acompanhada de um termo de responsabilidade do Encarregado de Educação onde declara que autoriza e assume a responsabilidade pela participação do seu educando.

Formas de inscrição

Formas de inscrição:  por fax para 249 718 761
Correio electrónico: geral@clac.pt 

Telefone: CLAC – 249718761 – 960007711 – 15h/19.30h

O pagamento deverá ser feito antecipadamente até ao dia 5 de abril, preferencialmente por Transferência Bancária, referenciando a inscrição no evento ou cheque endossado a CLAC-Entroncamento
O NIB DO CLAC É: 003502820001341103055. Após a transferência enviar comprovativo por fax ou e-mail do clube. Ou directamente no clube.

Dados a fornecer na inscrição por cada participante

Nome

Data de nascimento

Telemóvel

E-mail

Clube que representa/

Se o participante for menor, a ficha de inscrição deverá ser acompanhada de um termo de responsabilidade do encarregado de educação, onde declara que autoriza e assume a responsabilidade pela participação do seu educando.

Valor da inscrição

Caminhada e Turismo Náutico

Valor da inscrição – 30 €

Para sócios do CLAC – 25 €

Com barco próprio – 20€

Crianças acompanhadas 11 a 15 anos – 20€

Acompanhantes (só refeição) -12 €

Todos os participantes inscritos estão abrangidos pelo seguro de acidentes pessoal;

Entidade organizadora
Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento
Contactos:  ; 249 718 761; geral@clac.pt ; 966 757 182

A XXVII DESCIDA DOS 3 CASTELOS
Realiza-se numa atmosfera em convívio entre canoístas e caminheiros e de harmonia com a natureza e protegidos dos infortúnios, pela Nª Senhora da Boa Viagem.

27anos de canoagem, 27 anos de aventura!
Participa nesta aventura

 

edp produção

Aspectos logísticos importantes
TRANSPORTES
Como Ir

De Porto/ Lisboa: A1 até Saída para Torres Novas (A23)
Entrada na A23, sair em Abrantes Norte
Seguir a estrada nacional em direcção a Ponte de Sor/ Rossio ao Sul do Tejo
Passar a ponte rodoviária e na rotunda sair à Esquerda para a frente do Rio Tejo.


Entidade organizadora
Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento
Contactos:  ; 249 718 761; geral@clac.pt ; 966 757 182

A XXVI DESCIDA DOS 3 CASTELOS
Realiza-se numa atmosfera feita de convívio entre canoístas e de harmonia com a natureza e protegidos dos infortúnios, pela Nª Senhora da Boa Viagem.

26 anos de canoagem, 26 anos de aventura !
Participa nesta aventura