Canoagem
abastece1

em festa se realizou a 25ª edição da Descida dos 3 Castelos 2010

Decorreu no passados dias 2 e 3 de Abril a 25ªedição da Descida dos 3 Castelos 2010.

2010 partida2

2010-grupo2

2010-partida

abastece13castelos -grupo

Com organização do Clac- Entroncamento,  esta prova de canoagem constituiu mais um sucesso organizativo, logístico e desportivo cenário que este clube já nos habituou seus eventos.

No dia 2 de Abril após a recepção de todos os participantes e efectuado o aquecimento numa mega aula de fitness na praia fluvial de Alvega, realizou-se o percurso entre Alvega e Rossio ao sul do Tejo. Esta primeira etapa tinha o apoio da Tagus- associação desenvolvimento do Ribatejo Norte.

Mais de cento e trinta canoistas começaram a descer o rio Tejo na Companhia das corporações de Bombeiros de Constância, dos Bombeiros Municipais de Abrantes, da Escola Prática de Engenharia e Escola tropas pára-quedistas que assim garantiram a segurança de todos os participantes. Também de referir que a EDP Produção fez uma libertação de caudal necessário para que as corporações de bombeiros fizessem o seu trabalho. Como facto estranho foi a ausência da corporação de bombeiros de VN Barquinha que não prestou qualquer auxilio á prova, nem  na sua zona exclusiva de actuação.

Após a realização houve a concentração na Escola Luís de Camões em Constância onde se realizou o Jantar e uma breve cerimónia de boas vindas, após o qual todos puderam percorrer e visitar Constância a vila poema.

No sábado 3 de Abril, o tempo apresentou-se cinzento e chuvoso mas não esmoreceu todos os participantes do Turismo Náutico e os cerca de 70 canoistas federados que participavam na “3 Castelos Cup 2010” e que iriam disputar  um prize Money no valor de mil e duzentos euros.

na praia fluvial de Constância os canoistas do Turismo náutico podiam encontrar café e chá quente assim como fruta e chocolates e assistir á passagem do sector da competição que ali encontravam uma portagem para vencer.

Depois foi o Castelo de Almourol ver a passagem de todos os participantes. Enquanto o sector do turismo terminava em Tancos o sector da Competição tinha a sua linha de chegada no final da avenida dos plátanos em Vila Nova da Barquinha.

Efectuados os percursos náuticos foi a vez de todos os participantes se reunirem no Restaurante Almourol para a festa final e cerimónia de entrega de Prémios. Com a presença do Director de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto do desporto de Portugal Dr.António Moreira, do Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem dr. Miguel Santos, do Comandante da Escola Prática de Engenharia, Coronel Firmo Gaspar, Presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, Luís Valamatos , Vereador da CM Barquinha  Fernando Freire e outras entidades.

Todos foram unânimes em reconhecer que este evento não se pode perder e que o futuro poderá passar pelo aumento do nível competitivo até á internacionalização assim como o reforço da presença de qualidade no Turismo Náutico assim possam aumentar as verbas e os apoios envolvidos.

Foi homenageado o arbitro internacional Hugo Gomes, que sendo sócio fundador do Clac tem um percurso realizado em prol da Canoagem sendo actualmente presidente da Associação de Canoagem de Aveiro. No interior do Restaurante foi descerrada uma placa alusiva aos 25 anos dos 3 Castelos pelos representantes de muitas entidades que tornaram este evento possível ao longo dos anos.

Foi um evento de Festa, comemorativo e bem participado onde houve competição e lazer bem ao jeito do CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento

Eis os vencedores da prova ”3 Castelos Cup 2010”

K1

1º Artur Tomaz            – Clube Canoagem de Setúbal             1:18:38:84

2º Nuno Brandão         – Clube Náutico de Milfontes              1:19:53:85

3º Mário Santos           – Gaia Kayak Clube                                        1:19:55:65

K2

1º Élio Henriques / Rodolfo Neves       – Clube I. Montemor               1:05:23:57

2º Sérgio Jesus / Nuno Silva                – Clube Náutico Milfontes        1:05:24:47

3º Miguel Sousa / César Costa            –  Liga Dura –Melres               1:06:51:00

Comments are closed.