Notícias
caminheiros3rios2016500x348

Iª Grande Rota dos 3 Rios com enchente de caminheiros

 I Grande Rota dos 3 Rios com enchente de caminheiros

Realizou-se no passado dia 5 de Novembro de a Iª edição da Grande Rota dos 3 rios, numa organização do CLAC-Entroncamento.
Mais de 150 caminheiros de várias regiões do pais apareceram para percorrerem este lindíssimo percurso que dava a volta ao Concelho de Vila Nova da Barquinha.
Foi uma mega caminhada com caraterísticas próprias; uma ultra caminhada de 45kms, outra de 25 km e uma ultima de 10 km. Estas duas últimas, interceptaram a caminhada longa fazendo com que todos chegassem ao mesmo tempo à Barquinha.
O dia começou chuvoso, às 7 horas da manhã, no Bar 1839 concentraram-se o staff e o primeiro grupo de caminheiros para a mega caminhada de 45 km . Com a chuva intensa que caiu o terreno ficou muito mais pesado e escorregadio mas os 77 Caminheiros que percorreram a totalidade do percurso estavam com garra e alegria para ultrapassarem os obstáculos que a natureza se encarregou de colocar á frente.
Após 22 km percorridos em condições difíceis, os caminheiros chegaram á povoação de Cafuz, junto á foz do rio Nabão para pausa de almoço. Foi um momento especial pois uma sopa da pedra bem quente recuperou os caminheiros que fizeram a parte do percurso da manhã e preparou aqueles que iriam enfrentar os 25 km restantes.
Com a tarde veio o bom tempo e a melhor parte do percurso que se realizou sempre ao longo do rio Zêzere. Foram kilometros de contato com uma zona pouco percorrida. Em trilhos preparados pela organização, que se revelaram fantásticos, nos desafios colocados a todos os caminheiros sempre ajudados pelos guias da organização.
Chegados a Constância, onde já caía a noite, realizou-se mais um abastecimento de liquidos e sólidos para retemperar . Aqui juntaram-se os caminheiros que iriam realizar os 10 km finais entre Constância e Vila Nova da Barquinha. Foram ao todo cerca de 150 caminheiros que munidos de frontais, entre os quais o presidente da Câmara Dr. Fernando Freire que acompanhou todos os caminheiros até á sede do seu concelho.
Eram cerca de 21.30 h quando todos chegaram. Cansados, mas felizes por terem superado este desafio pedestre proporcionado pelo CLAC e capitaneados pelo pedestrianista João Pimenta.
Entregues os diplomas de participação, nova concentração no Bar 1839 para jantar uma sopa quente e partirem cada um para os seus destinos.
O CLAC organizou e preparou este evento que contou com o apoio da CM Vila Nova da Barquinha, dos Bombeiros Voluntários da Barquinha e do Bar 1839, produzindo assim mais um evento de contato com a natureza, um novo turismo pedestre com pernas para andar nos próximos anos.

 

Leave a comment