Atletismo
otilia zbrito

Otília Leal no top ten da maratona nacional

otilia zbritoOtília Leal nas dez primeiras

do Camp. Nac.de Maratona 
 Maratona2009_1

No passado Domingo, dia 8 de Novembro, realizou-se no na cidade do Porto a 6ª  EDP Maratona do Porto, local escolhido pela Federação Portuguesa de Atletismo para realizar o Campeonato Nacional de Maratona de 2009. 

Na linha da partida estiveram cerca de 1200 atletas incluídos num total de cerca de 7500 que participaram em todas as vertentes do evento (que incluiu também a Family Race, de 14km, e a Mini-Maratona, de 6km), representando 27 países. Entre presentes, estiveram vários atletas africanos, mas destaca-se a presença dos portugueses Fernanda Ribeiro e Alberto Chaíça que procuravam os mínimos de participação para o Campeonato da Europa. 

 o CLAC também esteve representado neste Campeonato Nacional de Maratona, com os atletas José Brito e Otília Leal, ambos veteranos e com objectivos bem mais modestos. 

No sector masculino a disputa pela vitória esteve em aberto até ao fim, mas à saída da curva final para o funil da meta o queniano, Johnstone Changwony ganhou um par de segundos de vantagem a Alberto Chaíça, terminando com 2h13m12s, contra 2h13m18s do português, que assim conseguia mínimos para os Europeus, fixados que estavam em 2h15m. 

Na corrida feminina a chegada ainda foi mais apertada do que a dos homens foi a queniana Priscah Jeptoo (com 2h30m40s) a levar de vencida a elegante etíope Yeshimabet Bifa (2h30m41s) e uma segunda etíope, Debola Wudnesh Nega (2h30m56s), Fernanda Ribeiro viria a acabar em 4º lugar com 2h31m11s, outro resultado que superou largamente os mínimos para os Europeus, que eram de 2h35m. 

Quanto a participação dos atletas do CLAC os objectivos passavam por terminar a prova. O atleta José Brito fez uma prova cautelosa tentando manter um ritmo próximo dos 5’/km, o que consegui até aos 30km, depois quebrou ligeiramente o andamento, mesmo assim conseguindo terminar os 42.195 metros da prova em 3h40’50’’, no 485º lugar da geral e em 49º no campeonato Nacional de Maratona. 

A Otília Leal fazia a sua estreia na Maratona, por isso havia alguma ansiedade, mas a atleta partiu com confiança e optou por um ritmo prudente, procurando correr na casa dos 5’40’’/km. A atleta do CLAC conseguiu terminar a sua prova com o tempo de 4h10’10’’, em 717º lugar da geral e 9ª no Campeonato Nacional de Maratona. resultados em

Comments are closed.