Natação
Ricardo Leal

Ricardo Leal (JUV-A) termina época em grande na final dos 100m Livres

 “Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal”

Rui Lopes (JUN) participa nos 200m Costas

Os “Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal” contaram com a presença de 758 nadadores (403 masculinos e 355 femininos) em representação de 126 Clubes, onde se inclui a participação de 27 nadadores de Espanha, 19 da Suíça, 13 da Dinamarca, 4 da Croácia, 1 da Hungria e 1 de Angola. Os campeonatos foram organizados pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), durante os dias 20 a 23 de Julho, decorreram na Piscina Olímpica (50m) do Jamor e encerram a época desportiva 2016/17 da natação pura nacional.

O Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC-Entroncamento), participou com dois nadadores, Ricardo Leal (JUV-A) no Campeonato Nacional de Juvenis e com Rui Lopes (JUN) no Campeonato Nacional de Absolutos. Na orientação dos nadadores esteve o técnico Luis Domingos.

Ricardo e Rui

Ricardo Leal esteve em grande na prova dos 100m Livres ao ser 7ºClas nas eliminatórias e assim garantiu a participação na final e bateu o seu recorde pessoal com o tempo de 55,68 (anterior 56,39). Na final, realizada na tarde de domingo, Ricardo Leal fez uma prova fantástica, batendo, de novo, o seu recorde pessoal ao fazer o tempo se 55,65 e classificou-se em 8º lugar (4ºClas do seu grupo etário). No sábado, Ricardo Leal tinha participado nos 100m Costas tendo feito o tempo de 01:04:94, próximo do seu recorde pessoal (01:04;18), classificando-se em 21º lugar (14º do seu grupo etário).

Ricardo e Rui1

Rui Lopes é outro nadador que nos tem habituado a grandes provas e grandes resultados, mas para este campeonato a tarefa que tinha pela frente não era fácil, porque sendo Júnior de 1º ano, iria competir em Absolutos (Juniores e Seniores) com a elite nacional da natação pura, mas cumpriu brilhantemente a missão na prova de 200m Bruços ao ser 21ºClas (7ºClas do seu grupo etário) com o tempo de 02:17,07 muito próximo do seu recorde pessoal (02:16,88) Com este tempo, Rui Lopes, carimbou o passaporte para Campeonato Nacional de Juniores a realizar na Madeira em Março de 2018.

Equipa

Concluída a época desportiva e em “jeito de balanço”, há que reconhecer que foi uma época difícil, não só pelo agravar das condições que a piscina municipal disponibiliza, como se viu limitado no espaço para treino dos grupos de competição (Cadetes e Absolutos), porque a CME cedeu pistas a uma entidade exterior ao concelho. Pese embora todos estes constrangimentos, podemos afirmar que natação do CLAC-Entroncamento, não só participou nas mais importantes competições Nacionais, Meeting’s e Campeonatos Regionais, como os resultados obtidos pelos seus nadadores e equipas dignificaram o clube e levaram bem longe o nome do Entroncamento.

Há que reconhecer que tudo isto só se tornou possível pelo empenho, esforço e dedicação: dos principais técnicos responsáveis pelo treino diário das equipas de natação pura do clube, Luis Domingues dos nadadores Absolutos (Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores) e de Maria José Freitas dos nadadores Cadetes; Dos fenomenais nadadores e nadadoras, mesmo com as parcas condições que lhes são proporcionadas, continuam a representar o clube com grande paixão pela modalidade natação. Dos pais, para além do apoio aos seus filhos, sempre estiveram disponíveis para ajudar a Secção de Natação e o clube.

A TODOS BOAS FÉRIAS!

 

Apoia a natação:

Clínica Dentária Drª. Rosário Saramago;

Farmácia Almeida Gonçalves;

Secção de Natação do CLAC

Leave a comment