Notícias
Nat Troféus1 torneio 2013

Sporting Clube Portugal Vence Troféu “Cidade do Entroncamento” pelo 2º ano consecutivo !

Grande dia de natação e de resultados que se viveu no “XX Torneio de Natação – Cidade do Entroncamento”

Sporting Clube Portugal Vence Troféu “Cidade do Entroncamento” pelo 2º ano

Marta Vinagre (SEN) vence troféu de melhor nadadora do torneio

Sarah Dias (JUV) bate Recorde Distrital JUV e ABS dos 50m Livres

Estafeta Feminina dos 4x50m Livres bate Recorde Distrital Absoluto

O Sporting Clube de Portugal (SCP), o melhor clube de natação nacional da atualidade, pelo segundo ano consecutivo foi o grande vencedor do “XX Torneio de Natação – Cidade do Entroncamento”, organizado pelo Clube de Lazer Aventura e Competição (CLAC-Entroncamento), no dia 19 de Maio, nas Piscinas Municipais do Entroncamento, que se encheram de nadadores e público para viverem um grande dia de natação de competição, num extraordinário e fantástico ambiente.

Na 20ª edição do Torneio Cidade do Entroncamento, participaram 15 clubes nacionais que inscreveram 321 nadadores nas duas categorias – Absolutos (204) e Cadetes (117) – que o regulamento da competição previa.

Na equipa do CLAC-Entroncamento em em Absolutos (ABS), o destaque vai para a nadadora Marta Vinagre (SEN), que para além de vencer as provas de 100m e 200m Livres, venceu o troféu de “Nadadora mais Pontuada – FINA” com 606 pontos, obtidos nos 200m Livres. Foi, ainda, 2ª classificada nos 100m Costas e nos 200m Estilos. Já em masculinos o vencedor do troféu de “Nadador mais Pontuado – FINA” foi André Mendes (SEN) do Náutico de Abrantes (CNAB) com 617 pontos obtidos na prova de 100m Mariposa.

Também, Catarina Gregório (SEN) teve honra do 2º lugar do pódio nas provas de 100m Bruços e 100m Estilos e Sarah Dias (JUV) foi 3ª classificada nos 100m Livres e na prova de estafeta de 4x50m Livres, ao fazer o tempo de 00:27,76 no primeiro percurso, bateu o Recorde Distrital JUV dos 50m Livres (tempo anterior 00:28,20) e ainda o recorde Regional de Absolutos (tempo anterior 00:27,89).

Em ABS nas equipas de estafetas feminina, Marta Vinagre (SEN), Sofia Picão, Catarina Gregório (SEN) e Sarah Dias (JUV) venceram os 4x50m Estilos. Ainda em estafetas femininas, nos 4x50m Estilos, Sarah Dias (JUV), Catarina Gregório (SEN), Daniela Serra (JUN) e Marta Vinagre (SEN), foram 2º e com o tempo de 01:56,86 bateram o recorde Distrital de ABS (tempo anterior 01:58,01).

Na equipa de Cadetes do CLAC-Entroncamento, o destaque vai para Ricardo Leal (CAD-A) que venceu a prova de 50m Costas e foi 3º classificado nos 50m Livres e nos 100m Estilos. Marta Dias (CAD-A) venceu os 50m Bruços, Tomás Cabeleira (CAD-A) foi 3º nos 50m Mariposa e Margarida Graça (CAD-A) foi 3ª nos 50m Bruços.

Desde as primeiras provas do torneio que o SCP foi ganhando vantagem aos seus diretos adversários e ganhando pontos para chegar ao final do torneio e ter uma vantagem confortável sobre as restantes equipas. Com o final da 1ª Sessão, na Classificação provisória das equipas a 1ª era o SCP com 131 pontos, seguido da Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris (ABVE) com 124 pontos e o CLAC era 3º com 119 pontos.

No decorrer da 2ª Sessão, com provas mais longas (200m) e tecnicamente mais exigentes (Estilos, Mariposa e Livres), a equipa do ABVE caiu de 2º para 5º lugar, passando para 2º lugar a equipa do CNAB), mantendo-se o CLAC na 3ª posição. Por isso a equipa do SCP um justo vencedor. De referir que o comando técnico do SCP esteve a cargo de João Rafael Pereira, formado nas Escolas do CLAC-Entroncamento e ex-nadador da equipa de competição, mas que há 6 anos tem representado o SCP, inicialmente como nadador de competição e desde na época 2010 passou a integrar o quadro de treinadores, com responsabilidade de técnico da equipa de Juvenis do SCP.

O “XX Torneio de Natação – Cidade do Entroncamento” contemplava a realização de 32 provas, 18 na Sessão da manhã e as restantes à tarde, destinadas às categorias de Absolutos e de Cadetes. À excepção das provas de Estafetas em que cada clube podia fazer-se representar apenas por uma equipa, nas provas individuais poderiam ser inscritos dois nadadores por clube.

Os nadadores Cadetes não pontuavam para classificação da equipa, por isso, a classificação final por equipas foi o resultado da soma dos pontos atribuídos ao melhor nadador de cada clube em Absolutos e a equipa com maior pontuação, seria a vencedora do troféu “Cidade do Entroncamento”.

Ao longo da competição foram batidos 7 recordes do torneio, dois pela nadadora Mariana Vitória (CNAB) nos 100m Costas e 100m Estilos, dois pelo nadador André Mendes (CNAB) nos 100m Mariposa e 200m Estilos, um pelo nadador João Belo (SCP) nos 200m Livres, um pela nadadora Marta Vinagre (CLAC) nos 200m Livres e um pela equipa de estafetas femininas do Clube Lisnave na prova de 4x50m Estilos.

A arbitragem da competição foi assegurada pela equipa de arbitros da Associação de Natação de Santarém (ANDS), sendo Ana Ferreira a Juiz-arbitro e Ana Domingues a Juiz-arbitro Adjunto, auxiliadas por mais 15 árbitros de pista, realizando bom trabalho.

Antes do inicio da sessão da tarde foram homenageadas três nadadoras por fazerem anos, Cláudia Borges (SLB) com 14 anos, Ana Salgueiro (CNAB) com 14 anos e Inês Jacinto (ADBA) com 10 anos, em que todos cantaram os parabéns às aniversariantes.

Após a realização da última prova, a classe de Natação Sincronizada do CLAC-Entroncamento, constituída pelas nadadora Cláudia Luz, Catarina Costa e Sara Ribeiro, com orientação da Técnica Andreia Ferreira, brindaram o público e equipas participantes com três esquemas (um duetos e dois solo) que muito agradou todos e mereceu grande apoio e aplausos.

O “XX Torneio de Natação – Cidade do Entroncamento” terminou com a entrega de medalhas de participação a todos os nadadores cadetes e dos troféus às equipas participantes, onde foi evidente apoio e incentivo permanente do público às diversas equipas que engrandeceu e valorizou a organização da prova.

A equipa de Absolutos do CLAC-Entroncamento foi orientada pelo técnico Luís Domingues e a equipa de Cadetes teve a orientação da técnica Maria José Freitas, participou com 43 nadadores (24 Absolutos e 20 Cadetes) que realizaram muito boas provas, nas quais foram batidos 46 recordes pessoais:

ABSOLUTOS:

Catarina Gregório (SEN); Marta Vinagre (SEN); Miguel Barroqueiro (SEN); João Ferreira (SEN); Tiago Gouveia (SEN); Inês Ribeiro (SEN); Alexandre Pereira (SEN); João Rosa (SEN); Susana Rosa (SEN); Pedro Primo (JUN); Daniela Serra (JUN); Martim Gil (JUV-A); Sarah Dias (JUV); Joana Bica (JUV); Inês Moutinho (JUV); Sofia Picão (JUV); Pedro Nunes (JUV-B); Rita Miguel (JUV); Joana Bernardino (INF-A); Vasco Brito (INF-A); Carolina Alexandre (INF-B); Rui Lopes (INF-B); João Gonçalves (INF-B); Diogo Machado (INF-B); David Santos (INF-B); António Pestana (INF-B);

CADETES:

Jéssica António (CAD-A); Tomás Cabeleira (CAD-B); Marta Dias (CAD-A); João Fortunato (CAD-A); Hugo Sagradas (CAD-A); Maria Graça (CAD-A); Ricardo Leal (CAD-A); Maria Silva (CAD-A); Maria Almeida (CAD-B); João Diogo Correia (CAD-B); João Pedro Correia (CAD-B); Matilde Gil (CAD-B); Constança Gil (CAD-B); Joana Silva (CAD-B); Catarina Moutinho (CAD-B);

A classificação final por clubes:

1. Sporting (SCP)                                                232 pontos

2. Náutico Abrantes (CNAB)                             217 pontos

3. CLAC-Entroncamento (CLAC)                     206 pontos

4. Clube Lisnave (CL)                                         200 pontos

5. Bombeiros dos Estoris (ABVE)                     198 pontos

6. Bairro dos Anjos/Mr.Pizza (ADBA)               174 pontos

7. Industrial Vieirense                                         157 pontos

8. Eléctrico Clube (EFC)                                    154 pontos

9. Sport Lisboa e Benfica (SLB)                                   143 pontos

10. Torres Novas (CNTN)                                   112 pontos

11. SFilarmónica Gualdim Pais (SFGP)          103 pontos

12. Scalabisport (SCALAB)                               87 pontos

Natacao do Tejo (CNTEJO)                        87 pontos

14. N Sportinguista Golegã (NSCG)                48 pontos

Clube Elvense (CEN)                                  48 pontos

A Direcção do CLAC-Entroncamento, agradece às entidades autárquicas – Câmara Municipal do Entroncamento, das Freguesias de S. João Baptista e de Nª Sr.ª: de Fátima – e as empresas que apoiaram bem como a todos – técnicos; nadadores; pais; dirigentes, funcionários das Piscinas Municipais – que apoiaram, contribuíram e colaboraram na organização e realização do “XX Torneio de Natação – Cidade do Entroncamento”, fosse de novo um grande sucesso.

Apoia a natação:

Clínica Dentária Drª. Rosário Saramago;

Hobbyvida;

Secção de Natação do CLAC

Comments are closed.