Regulamento Escada

INSCRIÇÃO 2013/14

  1. Pretende-se com o Torneio Escada CLAC, promover a actividade desportiva/competitiva ao longo de todo o ano, definindo um ranking interno
    e fortalecendo ao mesmo tempo a componente social do clube.

  1. As inscrições são abertas a sócios e alunos da Escola de Ténis CLAC, mediante
    o pagamento de 5 € no acto de inscrição.

  1. Para que se torne válida a inscrição, o jogador terá de solicitar acesso (ao coordenador do torneio), ao grupo “Escada CLAC” no Facebook, de modo a publicar/consultar desafios e resultados.

  1. Qualquer novo jogador, ocupará o último lugar na Escada.

  1. O torneio decorre durante o ano lectivo (de Setembro a Julho) e é reiniciado
    todos os anos, no dia 1 de Setembro, com base na última classificação de Junho,
    que será invertida.

  1. Só não são permitidas inscrições de jogadores durante os últimos dois meses
    do torneio (Maio/Junho).

  1. A coordenação do Torneio Escada CLAC estará a cargo de Filipe Estriga.

TORNEIO ESCADA CLAC

  1. O Torneio Escada consiste numa prova em que existe uma classificação inicial pré-definida por sorteio (em data a agendar) e em que os participantes defrontam (desafiam) jogadores melhor classificados com vista a melhorar o seu ranking.

  1. Um jogador só poderá desafiar até ao máximo de 4 jogadores acima da sua classificação (mesmo que na data de realização do jogo esta condição já não se verifique, pode concluir o desafio lançado) e desde que estes não se encontrem
    nas condições a que se refere os pontos 11 e 12.

  1. Se o desafiante for o vencedor, tomará na Escada, o lugar do desafiado, que recuará um lugar, o mesmo acontecendo aos jogadores que se seguem. Caso o desafiante seja vencido, a classificação do desafiante e do desafiado mantêm-se inalteráveis.

  1. Não existe limite máximo de desafios.

  1. A data e a hora do jogo serão marcados pelos jogadores em questão, de comum acordo, devendo comunicar entre ambos por telefone e se possível publicando no grupo do Facebook para que se torne público. No final ou no dia seguinte ao encontro o(s) jogador(es) deverão indicar no grupo do Facebook ou por sms ao coordenador do torneio, qual o resultado e o vencedor do jogo, que posteriormente será afixado no site do clube.

  1. Qualquer resultado que não seja devidamente comunicado, não conta para efeitos de actualização e, o encontro será considerado nulo.

  1. As actualizações na Escada, serão efectuadas logo que exista um resultado devidamente comunicado. O ranking pode ser consultado quer no site do clube,
    em clac.pt, ou no grupo do torneio no Facebook.

  1. Um jogo apenas pode ser marcado com uma antecedência máxima de 2 semanas.
    É anulado caso não se realize durante esse período.

  1. Todo o jogador (disponível) deve aceitar um desafio num prazo máximo de 2 semanas, caso contrário é penalizado com derrota e não lhe é contabilizado o jogo.

  1. É desafiável todo o jogador que não se encontre nas condições dos pontos 11 e 12.

  1. É indesafiável:

    a) O vencedor dum desafio, nos 2 dias que se seguem à realização deste (a não ser que aceite).

    b) O jogador que aguarda a realização dum jogo em que participa e/ou já esteja marcado.

    c) O jogador que se encontre impedido por motivo justificável (ponto 17).

  1. O desafiante não pode desafiar duas vezes seguidas o mesmo jogador (a não ser que este aceite).

  1. Não poderá lançar desafios o jogador que aguarda a realização dum jogo em que participa e/ou já esteja marcado.

  1. Após a realização de um encontro, tem prioridade para lançar um desafio aos intervenientes um terceiro jogador. Ex: Jogam A e B, para lançar novo desafio tem prioridade o jogador C.

  1. A não resposta a um desafio, ou recusa do mesmo sem motivo considerado justificável (ponto 17), esgotadas todas as formas de contacto (Facebook, mail, telemóvel), é contabilizada como derrota.

  1. Os jogadores podem desafiar qualquer posição abaixo.

    a) Em caso de vitória do desafiante (melhor classificado), as posições mantém-se inalteradas.

    b) Em caso de derrota do desafiante (melhor classificado), o desafiado passa para a posição do desafiante na Escada, que assume a posição imediatamente abaixo.

  1. É considerada falta de comparência a ausência de um ou ambos os jogadores no recinto desportivo após 30 minutos da hora marcada para o jogo. Poderá ser apresentada uma justificação plausível que poderá atenuar as penalizações existentes.

    a) A falta de comparência justificada de qualquer dos jogadores é tida como derrota.

    b) A falta de comparência não justificada de qualquer dos jogadores este(s) desce(m) automaticamente 4 lugares.

    c) As faltas de comparência não são consideradas como jogos realizados.

    d) Com 2 faltas de comparência não justificadas o jogador desce para último da Escada.

    e) Com 3 faltas de comparência não justificadas o jogador é excluído da Escada.

  1. Todos os jogadores que estejam indisponíveis por um motivo justificável (doença/lesão, férias, turnos, etc.) terão de o comunicar ao coordenador do torneio. Neste caso o jogador indisponível perde todos os direitos a que a sua posição lhe poderia usufruir, ficando a sua classificação suspensa até à retoma da actividade, sujeitando-se à evolução das posições.

  1. No caso dum jogo não se realizar devido às condições climatéricas, o mesmo ficará anulado excepto se os jogadores chegarem a acordo para uma nova data.

  1. Se o jogo for interrompido por mútuo acordo ou devido a condições adversas (climatéricas, logistícas, etc.), ele terá de ser terminado nos dias seguintes caso contrário será considerado nulo.

  1. Todos os jogos serão realizados à melhor de 3 sets com tie-break nos dois primeiros sets, e super tie-break no terceiro.

  1. A utilização do campo para os jogos da Escada deve ser feita pelo período de 2 horas de modo a garantir a realização do encontro (a reserva deve ser efectuada nas piscinas municipais por qualquer um dos jogadores).

  1. É dever do desafiante pagar o aluguer do campo e fornecer bolas novas ou em bom estado (ambos os jogadores devem confirmar e concordar com o estado das mesmas para a realização do encontro).

  1. Todos os jogadores terão de realizar, pelo menos 1 jogo em cada mês. Caso esta condição não se verifique o(s) jogador(es) em falta será desclassificado e passará para o último lugar da Escada, no final do mês.

MASTERS ESCADA

  1. O Torneio Masters Escada, será composto por uma fase de grupos entre os 8 melhores classificados. Fase esta que irá apurar os 4 finalistas que irão entre si disputar uma fase final que define o vencedor do torneio.

  1. Tem acesso à fase de grupos do Masters Escada, os 8 melhores classificados, no dia 1 de Junho.

  1. Em caso de lesão ou indisponibilidade de algum dos 8 primeiros, serão admitidas as posições imediatamente a seguir (por ordem), de modo a garantir um quadro de 8 jogadores na fase de grupos do Masters Escada.

  1. Os dois melhores classificados no Escada, no dia 1 de Junho, são definidos como cabeças de série para a fase grupos, e colocados em grupos opostos (A e B).
    Os restantes 6 jogadores são sorteados e distribuídos por ambos os grupos (preenchendo A e depois B).

  1. Aos jogos da fase de grupos, aplicam-se as regras do torneio Escada. Os jogadores desafiam-se e combinam os encontros, tornando público as datas e resultados.

  1. Os 4 jogadores de cada grupo, jogam entre si, todos contra todos, durante todo o mês de Junho, de forma a definir os dois melhores classificados de cada grupo (maior n.º de vitórias).

  1. Em caso de empate, os factores de desempate serão, por ordem:

    a) Maior número de vitórias entre jogadores empatados.

    b) Maior número de sets vencidos.

    c) Menor número de sets perdidos.

    d) Maior número de jogos vencidos.

    e) Menor número de jogos perdidos.

    f) Caso o empate se mantenha, será sorteado o vencedor.

  1. Os 4 melhores da fase grupos, irão disputar a fase final, no primeiro sábado de Julho, onde se realizarão as meias finais, final e entrega de prémios de todo o torneio.

  1. As meias finais devem começar à mesma hora, com o primeiro classificado de cada grupo a defrontar o segundo classificado do grupo oposto.

  1. É vencedor do Torneio Escada o jogador vencer a final do Masters Escada.

PRÉMIOS

  1. Vencedor do torneio.

  2. Finalista vencido, 3.º e 4.º classificados do Masters.

  3. Jogador com maior número de jogos efectuados.

  4. Prémio Fairplay (por votação apenas para os jogadores que terminem o torneio).

CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão analisados pelo clube, cabendo ao coordenador do torneio
a decisão final.

NOTAS

Tendo em consideração que o torneio Escada pretende ser essencialmente um torneio social, não haverá a presença de árbitro durante os jogos. Pede-se portanto aos jogadores que resolvam de forma amigável (por ex. repetir o ponto) as possíveis dúvidas que possam surgir durante o jogo, ou seja, apela-se ao fair-play dos jogadores.