Atletismo

Clique para visualizar galeria

É um dos desportos mais antigos e também um dos mais importantes nos Jogos Olímpicos. O atletismo é dividido em várias disciplinas que podem ser realizadas em pistas, campos ou áreas específicas.

Principais modalidades do atletismo

  • Corridas: incluem provas de velocidade, meio-fundo, fundo, com barreiras e maratonas.
  • Saltos: Como salto em altura, salto com vara, salto em comprimento e triplo salto.
  • Lançamentos: incluem arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de martelo e lançamento de dardo.
  • Marcha Atlética: uma forma de corrida onde um pé deve estar sempre em contacto com o solo.

Características do Atletismo

O atletismo inclui provas que medem a velocidade, resistência, força, coordenação e técnica dos atletas.

É uma modalidade acessível a diferentes faixas etárias e de alto valor para a promoção de um estilo de vida saudável, tanto em competições quanto na prática recreativa.

Escola de Atletismo

É o grupo de trabalho jovem, onde o CLAC e a Secção de Atletismo depositam as suas maiores expetativas, não só na formação integral dos seus praticantes, mas também do ponto de vista competitivo, onde se fomenta desde logo o gosto pela modalidade, mas também a procura da superação.

  • “Benjamins/Infantis”, com uma abordagem de iniciação à modalidade e aspetos base da modalidade.
  • “Orientação/Especialização”, com as vertentes de orientação, aperfeiçoamento e especialização (escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Sub 23). Este grupo participa em provas nas Áreas do Atletismo de Pista, Corta Mato e Estrada.

Grupo de Competição/Lazer nas áreas de Pista, Estrada e Trail

Grupo de Competição/Lazer: é constituída por 3 setores da Corrida: Estrada, Pista e Trilhos.

Este grupo participa em provas internacionais, nacionais, regionais e locais.

O Atletismo de estrada e em pista são modalidades de corrida que diferem principalmente pelo tipo de terreno e nos objetivos dos eventos e cada apresenta características e desafios distintos.

Atletismo de estrada

Estas corridas ocorrem em ruas ou estradas pavimentadas e são as mais comuns em eventos de longa distância, como:

  • Meias-maratonas (21,097 km),
  • Maratonas (42,195 km),
  • Corridas de 5 km e 10 km.

Características:

Superfície Rígida: correr no asfalto impõe mais impacto sobre as articulações, principalmente os joelhos, devido à dureza do terreno. No entanto, a estabilidade da superfície permite ritmos mais constantes e rápidos.

Distâncias Longas: a estrada é o palco ideal para corridas de longa distância, já que permite trajetos mais longos e bem sinalizados.

Treino Cardiovascular: Corridas em asfalto são excelentes para desenvolver resistência e melhorar o condicionamento cardiovascular.

Atletismo de pista

Estas provas são realizadas em pistas de atletismo, normalmente em estádios, embora também haja competições em Pista Coberta, e são padronizadas para uma volta completa de 400 metros. São as mais usadas em competições oficiais e em distâncias mais curtas, como:

  • 100 metros, 200 metros e 400 metros (corridas de velocidade),
  • 800 metros e 1500 metros (meio-fundo),
  • 5000 metros e 10000 metros (fundo),
  • Saltos e Lançamentos.

Características:

Superfície amortecida: As pistas de atletismo são feitas de materiais que amortecem o impacto, reduzindo o desgaste das articulações e tornando-as ideais para sessões de treino e competição de alta intensidade.

Corridas de Velocidade e Técnica: A pista é o local preferido para provas de curta distância, que exigem grande velocidade e técnica, como sprints e provas de estafeta.

Precisão nas Marcas: As pistas oferecem maior controle e precisão nos tempos, com cronometração eletrônica e medição exata das distâncias, tornando-as ideais para recordes e competições oficiais.

Desenvolvimento de Técnicas: A pista é excelente para o trabalho de técnica de corrida, permitindo aos atletas concentrar-se em detalhes como postura e ritmo, devido à sua superfície regular e plana.

Trail

Trail Running, ou apenas Trail, é uma modalidade de corrida realizada em trilhos naturais, como montanhas, florestas, vales e campos, onde o terreno é irregular e variado. Ao contrário das corridas em asfalto ou pista, o trail running envolve percursos acidentados, com subidas e descidas íngremes, superfícies de terra, pedras, lama, e por vezes atravessando riachos ou áreas de vegetação densa.

Características:

As provas de trail ocorrem em ambientes naturais, e os percursos podem variar bastante, incluindo montanhas, trilhas florestais, praias, ou terrenos acidentados.

A irregularidade do terreno exige dos atletas uma maior atenção e habilidade para evitar obstáculos naturais como raízes, pedras e desníveis.

Autossuficiência: ao contrário de maratonas ou corridas de rua, as provas de trail costumam exigir que os atletas sejam parcialmente autossuficientes. Eles devem carregar sua própria água, alimentos, e equipamentos de segurança, como lanternas e casacos impermeáveis, dependendo da duração e da dificuldade da prova.

Sobre a modalidade

Escalões

Sub-10 (Benjamins A)Até 9 anos
Sub-12 (Benjamins B)10 a 11 anos
Sub-14 (Infantis)12 a 13 anos
Sub-16 (Iniciados)14 a 15 anos
Sub-1816 a 17 anos
Sub-2018 a 19 anos
Sub-2320 a 22 anos
Seniores20 anos até 35 anos

Horários

Benjamins3ª e 6ª feiras: 18.00 horas
Sub-14 a Sub-182ª, 3ª, 4ª e 6ª feira: 18.00 horas
Adultos/Veteranos2ª a 6ª feira: 18.00 horas

Os treinos realizam-se na Pista Simplificada “José Canelo”

Fim da época

Julho

Pedido de informações